O Integralismo Brasileiro de Plínio Salgado - o mais Moderno e Completo
Movimento Político Mundial. Democracia Orgânica, da Nação Integral Viva e
Legitimamente Representada. Estado Sempre Atualizado. Plínio Salgado
sugere um Estado Revolucionário de Verdade, que será a Ordenação
Jurídica da Nação Harmoniosamente Organizada, Cristã, Consciente e
Atuante. Realidade Participante e Responsável; justamente ao contrário
de um Estado Evolucionário e de um Estado Reacionário, aburguesados,
parciais, injustos e inertes.
"Por um Brasil genuíno sempre esclarecido e unificado, realista, em
ordem compreendida e aceita livremente (nunca imposta) - os problemas
básicos nacionais, competente e realisticamente analisados, deverão ser
solucionados integralmente numa correlação fenomênica. Os Técnicos e os
Políticos têm o grave dever de se entenderem para o estudo e a solução
conjunta e harmoniosa (global) desses problemas nacionais, com a
participação livre e responsável dos legítimos e conscientizados
representantes dos diferentes grupos profissionais e culturais da
Nação"... Mais ou menos assim nos dizia o filósofo Plínio Salgado.
O portentoso Plínio Salgado foi, na minha opinião, o Maior Filósofo
Finalista deste Século XX. Tendo ele estudado inteligentemente todas as
filosofias dos séculos anteriores, particularmente as do Século XIX,
analisando-as criteriosamente, como filósofo genuíno apresentou bela
síntese das verdades filosóficas finalistas. Convencer-se-á disso quem
ler seus escritos citados a seguir: "Quarta Humanidade" (contendo
conferências proferidas à universidade de S. Paulo, Pernambuco e outros)
- 1931; "Manifesto de Outubro" - 1932; "Psicologia da Revolução", para
intelectuais, 1933; "Carta de Natal" - 1935; " Conceito Cristão de
Democracia" - 1945; "Compêndio de Instrução Moral e Cívica", já com 5
edições brasileiras. "O Estrangeiro", inspirado na realidade
sócio-econômica paulista de 1924 e publicado em 1926.
O Integralismo Brasileiro difere, para melhor, de todas as Organizações
Políticas deste Século e dos anteriores. É Doutrina Temporal para homens
livres, espiritualistas, conscientes e responsáveis. É esclarecedor,
conciliador, dinâmico, grupalista, e demonstra que o cidadão, para seu próprio bem e de seu grupo natural, tem deveres a cumprir para com Deus e a Pátria. É Realista porque acredita, prega e vive o Ideal da Verdade.
Ação consciente, positiva e integrada, executada com firmeza,
paciência, amor e responsabilidade. Afirma a Existência da Matéria e do
Espírito, com o primado deste último. É, na pior das Hipóteses, a melhor
solução provisória para os nossos tempos.
Plínio Salgado foi um dos Pioneiros do Municipalismo no Brasil, atuando
abertamente desde 1913. Nunca foi fascista, nem nazista, nem comunista.
Foi um filósofo à influenciar, nunca influenciado senão pelos Evangelhos
Cristãos. Seu Integralismo é diferente dos integralismo português e
francês. Plínio Salgado também nunca foi liberalista, mas sempre
democrata. Era um GRUPALISTA, nunca um SOCIALISTA. Foi ele sempre
vigorosamente contrário ao "Espírito da Burguesia", porque este espírito
é contrário a Lei de Deus e os Ensinamentos de Cristo. A Família Cristã
Brasileira, nos Municípios Brasileiros, era sempre citada por ele mesmo
como um grupo natural básico, modelo para a organização incipiente do
Estado Legítimo, Moralmente Forte, Livre, Atuante, Humano e Responsável.
É, a Família, o grupo natural básico do qual surgiram outros grupos
mais complexos: das categorias profissionais e culturais. Todos
responsáveis e atuantes dentro de suas atribuições...
Sempre dentro da harmonia do corpo social, com a técnica e a paz de
Cristo; nunca com o emprego da violência ou técnica de Sorel. O Homem
tem o Poder Relativo de criar condições favoráveis e coisas úteis
no mundo e o dever de fazê-lo para o bem de todos. O homem dentro de
sua família, em sua Comunidade Territorial (Município), dentro de sua
Classe, estará sempre naturalmente mais protegido e assistido e é um
natural participante, ativo ou passivo, da comunidade; e mais
conscientizado sobre seus deveres. O Homem deve caminhar e agir sempre,
utilmente, em favor do bem. Na vida terrestre, muitas vezes tem que
remar contra a correnteza. Outras vezes, recomeçar tudo. Não deve se
instalar, nem se isolar, na vida que é sempre dura realidade dinãmica e
prestação de serviços mútuos.
Os utopistas e os comunistas, pregadores do paraíso terrestre, não terão
possibilidade, nunca, de verem ou realizarem esse Paraíso... apesar de
suas intenções, pregações e de seus permanentes e dedicadíssimos
esforços. A Verdade, que é Deus, que é Cristo, não deve trazer
dissensões àqueles pregadores de religiões cristãs, sim uni-los,
confraternizá-los. Ninguém é dono da Verdade. A filosofia verdadeira,
advinda da Verdade, não é para dividir os filhos de Deus. O que divide é
o orgulho dos presunçosos, dos "suficientes", querendo impor seus
pontos de vista individuais. É a falta do amor verdadeiro, da Caridade
Cristã.
"O Homem pode interferir na Marcha Social, e, as vezes, deve interferir,
bem como o Estado Legítimo". "Deus é a Causa, a Razão e a Finalidade do
Homem pensamento central de que se origina a Organização do Estado, das
classes, das famílias, das Comunas Geográficas"(1). "Tudo nos indica
que se desaguarão em nós (2), e aqui desaparecerão, todos os ódios de
raças ou de religiões, de classes ou de nacionalidades, e um tipo de
humanidade melhor poderá surgir da terra nova". (De Quarta Humanidade e
Psicologia da Revolução, de Plínio Salgado).
Plínio Salgado aponta as contradições de Marx e, no meu entender, é mais completo que Bergson.
Notas:
1) Deus criou o Mundo com todas as suas coisas. O Homem, a sua imagem e
semelhança. O Homem tem o poder relativo de criar, dá testemunho de Deus
e deve administrar tudo segundo a Lei de Deus. Ele (o Homem) não é de
modo absoluto dono, sim administrador.
2) Referindo ao Brasil e a América do Sul.
OUTUBRO DE 1978
APÊNDICE
Esclarecimento necessário:
O Homem não é dono absoluto de nada, não é proprietário de maneira
absoluta; sim, de maneira relativa e condicional, e deve ser sempre um
bom administrador, mesmo do que é legalmente seu.
Mesmo sendo proprietário legítimo - e a propriedade, o trabalho e o
dinheiro lhe são necessários à vida pessoal e familiar - o é apenas
relativa e condicionalmente, uma vez que Deus é o Dono Absoluto. E a Lei
de Deus e os ensinamentos de Cristo são claros e impõem deveres a todos
os homens.
Sendo assim, entendo: Tem o Homem que ser em tudo e sobre tudo um bom
administrador de seus próprios bens e de todas as coisas, particulares
ou públicas. Seus direitos são para que possa cumprir esses seus
deveres.
Outubro de 1978 - Aos 46 anos do Manifesto de Outubro de Plínio Salgado.
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